Trairões do Asfalto

24 de out. de 2010

LAS LAJAS, MITAD DEL MUNDO, QUITO

A chegada em Popayan foi cedo da tarde, providencial para poder curtir a cidade e sobre tudo o centro histórico aonde seus prédios sao todos brancos. Na manha seguinte o objetivo seria Quito no Ecuador. Popayan esta no pé das montanhas ou melhor da cordilheira dos Andes. Na saida da cidade depois de uma meia hora de viagem ja comecamos a subir e desde ai nao descemos mais, alternando akltitudes entre 1500 mts a 2500 mts, novamente tivemos que puchar todo o aparato de frio. Perto da cidade de pasto paramos para abastecer e apreciamos na nossa frente um bonito vulcao chamado Galenas.  Um pouco antes da fronteira com o Ecuador fizemos uma parada providencial na cidade de Ipiales para descer um pouco a montanha e conhecer a Catedral de Las Lajas, que segundo eles é a mais bonita da America do Sul, mas isso deixamos para outra discussao. No estacionamento para descer a pé ate o vale encontramos senao a primeira mas a segunda motoca de um viajante, uma KTM 640 LC com placa da colombia, porem comprada por um casal de franceses, os quais batemos um papo e estavam descendo ate o Chile. A saida da Colombia tranquilissima, nos tramites de papeis, a mesma coisa no Ecuador, porem com um pouco mais de demora. Saindo da fronteira rumo a Quito alem do frio da cordilheira, nos acompanhou ate a chegada uma chuva, a dias nao a pegavamos, hehehehehe. A uns 50 Km de Quito fizemos a parada no sitio aonde esta realmente o marco 00, 00, 00 da metade do mundo, algumas fotos e pau nas magrelas para chegar no nosso amigo gabriel, por sorte ou competencia e sei la derrepente por lembrar um pouco acertamos na veia para chegar em seu predio e o mesmo estava na sacada de seu ap nos esperando. A estada em Quito, maravilhosa, ainda mais parando no apé do Gabriel e Belen, sem gastar nada e com os mesmos de guias turisticos pela cidade e seu ponto turisticos. Subimos de teleferico para o vulcao Pichincha, passeamos pelo centro històrico lindissimo, o mais bonito da America do Sul,  e tambem fomos  a  outra metade do mundo, a  feita para os  turistas, porem a mesma esta 200 mts errada, hehehehehe, mas  isso so poucos  sabem.  Nossa estada aqui regada a assados no restaura chamando Patagonia, de um argentino amigo de gabriel, ótimas carnes e ceva barata. Sempre providencial assim uma estada de mais dias, para recarregar baterias e arrumar algumas coisas, tipo pneuns novos DUNLOP, traseiro e dianteiros por U$ 180,00 os dois colocados na agencia da Kawazaki, os quais  muito gente boa. Largando amanha cedo para Cuenca ainda no ecuador com derrepente uma parada no parque Cotopaxi para visitar o vulcao.