Trairões do Asfalto

27 de out. de 2010

ANDES ECUATORIANOS, CHAN CHAN E CAVALLITOS DE TOTORA

Por la Panamericana Sur, acompanhados de carro por nossos amigos Maria Belen, e Gabriel, (gracias por todo, son hermanos del corazon) fomos conduzidos pelos mesmos ate a saida de Quito, que e uma confusao do cao. Fizemos as despedidas de prache e ja com todas as roupas de frio seguimos viagem em direcao ao Sul do Ecuador. Com estradas maravilhosas e paisagens magnificas depois de uns 80 km, chegamos ao Parque Nacional Cotopaxi. Entramos estrada de chao a dentro para chegar mais perto desse magnifico vulcao que pode se avistar de muito longe, o qual esta tapadinho de neve devido a grande altitude 5400 mts. Feitas as fotos e gravado na memoria, pau nas magrelas e sempre viajando entre 2500 e 3400 mts, frio, curvas e mais curvas, sobe e desce chegamos logo apos ao meio dia em Cuenca. Fomos recomendados pelo Gabriel a ficar por ai, pela cidade bonita e tambem para nos hospedar nas cabanas de Narancay, bem como conhecer o Hector, um argentino que tem um restaurante ai nessas cabanas de parilla argentina. E mais por que o tipo e meio loko, gosta de viagens, sobre tudo a cavalo, meteu argentina - Nova York a cavalo em 3 anos e meio, esse sim tem tres bolas hehehehehe. Jantamos uma bela picanha a estilo argentino regados a ceva. Cedito da manha pau nas magrelas para passar por Loja e enfim Macara, fronteira com o Peru. Ate  a fronteira com Peru sempre por cima dos Andes, e uma vista sem explicacoes, com clima ameno, sol, bom para viajar, e vistas das montanhas, com plantacoes dos campesinos ecuatorianos. Ja para cruzar para o Peru baixa tudo as montanhas de uma so vez e o calor torna se novamente daquele jeito. Ao passar para o lado Peruano, nota se a diferenca de cultura nos primeiros 100 mts, estrada boas, muitas fazendas frutiferas nesse norte, muito arido porem com irrigacao, mas a sujeira impera, bem como as tuc tuc (moto taxi aqui). Nosso destino para pouso somente, Piura. Sempre sentido Panamericana Sul, o dia foi dedicado pela manha a percorrer os 430 km de estradas boas porem com areia de paisagens dois lados, as vezes com algumas plantacoes irrigadas, e pela manha ainda destino Trujillo, Turismo nas ruinas de Chan Chan, do povo Chimu da era pre colombiana. Cidade essa considerada a maior construcao de barro do planeta. Povo esse  mais antigo que os incas, e que foram conquistados pelos mesmos. Sua fortaleza esta construida perto do mar, a coisa é meio louca, e estao restaurando tudo, e muitos turistas, o negocio é legal. Após esse passeio fomos a Huanchaco, pertinho uns 10 kms e esta sim esta com vista para o pacifico. Parabens a essa cidade, esta muito limpa, ao contrario do restante que vimos entre cidades e estradas com muito lixo espalhados. Nessa praia fomos ver os nativos, os quais usam os famosos cavallitos de totora, é uma especie de embarcacao para uma so pessoa feita com o capim que provem do titicaca, e dizem os historiadores que a partir deles surgiu o surf. Um bolso almoco (ceviche , peixe cru com molho de limao e apos um bom peixe gratinado), tudo a beria do pacifico, praia muito bonita. Com tempo ainda, resolvemos andar um pouquinho mais, para fugir da cidade grande e ficar mais perto da entrada para curtir um chao amanha para a subida do canion del pato.